terça-feira, 7 de setembro de 2010

Mantenha seu carro sempre novo.


                                                                             
Alinhamento 

Aumenta a vida útil dos pneus.

O veículo bem alinhado oferece menor atrito entre os pneus e o solo, aumenta a estabilidade em curvas e melhora a dirigibilidade do veículo.




Balanceamento 
Impede oscilações do volante e da carroceria.

O veículo balanceado roda sem vibrações, o que ameniza o desgaste de todas as peças da suspensão.



Pastilhas e lonas 
O freio é item fundamental na segurança do veículo.

As pastilhas e as lonas gastam diminuem a capacidade de frenagem, aumentando o espaço que o veículo percorre até parar.

Os discos de freio gastos podem quebrar com a temperatura de frenagem.




Óleo de freio 
O óleo de freio tem um prazo de validade, o que poucos sabem!

Ele tem como característica técnica ser “higroscópico” ou seja, ele retém umidade do ar. Isso faz com que o ponto de ebulição abaixe pela presença da água. Em freadas que solicitam maior “força” das pastilhas, o aquecimento do sistema de freio provoca bolhas de ar no óleo, fazendo com que o pedal abaixe sem provocar pressão nos freios. O óleo de freio deve ser trocado a cada ano ou a cada 50.000km.



Óleo do motor e filtros 
O óleo do motor tem como característica técnica ser “detergente”, ou seja, ele retém todas as impurezas do motor. Isso faz com que os limites de quilometragem de troca sejam obedecidos, pois filtro e o óleo perdem o poder de limpeza e lubrificação.

Trocar óleo antes do limite de quilometragem estipulado pelo fabricante só traz benefício para o motor.

As características do óleo recomendado pelo fabricante no manual do proprietário do veículo, devem ser observadas.




Água do radiador  
Os veículos, hoje, têm sistema de arrefecimento com radiador “selado”. Isso dá mais tranqüilidade ao proprietário do carro, uma vez que não é necessário estar sempre verificando o nível de água do radiador. No entanto, a água do radiador selado deve ser misturada a um líquido a base de propilenoglicol, que altera o ponto de ebulição da água, uma vez que nesse sistema de radiador a pressão é bem maior.

Em toda parada do carro na oficina devemos aproveitar a oportunidade para verificação do nível de água no reservatório (que deve ser feito com o motor frio) e o estado da mistura de propilenoglicol, para evitarmos motores com aquecimento.

Sempre que possível é interessante fazer a limpeza do sistema de arrefecimento, com a substituição do líquido. Isso evita altas temperaturas do motor e a formação de bolhas na água, que, sob alta pressão, escavam buracos nas paredes do motor. Radiador limpo com aditivo novo aumenta a vida útil do motor.



Óleo de caixa